quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Boss.pt

Olá chefes!
Pensavam que me despachavam para terras dos hamburgueres e se viam livres de mim por 3 meses? Nem pensem, vão ter que me aturar com as novidades de vez em quando por email. Nem sei bem que vos conte (também certo é que não me perguntaram nada!) mas a sensação de aqui estar é no mínimo estranha. É como comprar um bilhete para um espectáculo no Pavilhão Atlântico: pensa-se 2x se vale a pena gastar os trocos, mas depois de hora e meia de show e adrenalina, valeu a pena e até o via uma 2ªa vez. Aqui o espectáculo nunca mais começava, foram vários meses a aguardar o bilhete para a primeira fila, horas de labuta para juntar uns trocos porque o bilhete era caro e no dia e hora marcados o espectáculo começa, como previsto. Mas desta x as horas passam, as semanas passam e o raio da adrenalina não me larga e o espectáculo não acaba.
Quero com isto dizer que cada dia que passa acredito mais em nós médicos portugueses que trabalhamos em hospitais pequenos e com condições limitadas. Aqui o espectáculo tem fogo de artifício, foguetes, camarotes aquecidos e cocktail no final, mas o show é o mesmo. Valorizo os que fazem o mesmo (ou melhor...;>) com menos.
O que realmente supera as expectativas é a organização e a eficácia da estrutura que está por trás do momento de consulta ou do B.O., a dedicação diária aparentemente inata de cada médico à ciência, ao estudo e à discussão de casos entre eles e em reuniões com os internos (6:30am...). Há conferências diárias. Numas discutem a indicação cirúrgica, noutras o que correu mal, noutras temas teóricos aleatórios e nelas estão presentes desde o estudante de medicina que está no serviço a ajudar em projectos de investigação, até ao Ortopedista mais conceituado. Pensava eu que seríam casos tipo Dr. House, mas não, discutem desde colos do fémur a meniscectomias, passando por # de falanges a mortes no pós-operatório. Tenho aprendido bastante.
O palco superou as minhas expectativas, os vestidos são de alta costura, chegam em cada limousine!, introduzem-se muito bem, elogiam tudo e todos, o doente tem sempre razão!!!, cada médico do serviço onde estou tem 1 secretária (pessoa e não o móvel), há 1 funcionário que marca as cirurgias nos vários tempos operatórios e mais 3 recepcionistas e 1 auxiliar. Não tem internamento.
Que tal está o Serviço em terras de ovos moles? (que saudades da comidinha portuguesa...)
Confesso que tenho saudades de pôr a mão na massa...e aínda me faltam largas semanas para voltar.
Cumprimentos aos restantes elementos do Serviço (de quem não tenho o email).
Aguardo notícias!
Bjnhos,

*7enviados/3respostas...

3 comentários:

Paulinha disse...

Olá amiga...
Finalmente consegui respirar e vir aqui saber como andas...
Imagino que esteja tudo a correr bem (estás pior que a Onória!! Até casa barata à porta do hospital arranjas.....) Afinal estás com o teu príncipe, numa cidade onde pareces ainda mais pequenina, mas com uma cama à tua medida!!!E além disso a assistir a cirurgias em salas 3D, com material que daria para pagar o nosso tão falado orçamento de estado...
Eu hoje estou de fluorescente, a tentar salvar vidas com estas minhas mãos pequeninas!!!
Já tenho saudades de carregar os teus caixotes e visitar a garagem da tua avó... E de um fininho no S. José!!!
Beijos e portem-se!!!

PS: já tenho skype ligado!!!Procura-me pelo meu nome, quando lá estiveres...

sutsuni disse...

A tua descrição faz avivar momentos de espanto que também tive por essas terras....é incrivil que a nossa percepção e conclusão é exactamente a mesma....orgulho dos Tuguinhas....olha qdo estás no skype? Queria dar um grande Xi coração
Beijioca

XS disse...

Honras se façam à Micro que visitou o XS! Já tinha pensado se não terías emigrado para o Berço...Olha, 2.250 USD/mês + contas é mais que 1 ordenado farfalhudo e é o que me sai só para a renda à porta do hospital! Por aqui os fininhos são Sam Adams mas esplanadas nem pensar. Nem imaginas o que me tenho lembrado dos meus caixotes...BJA a ti e à S. Olha que apesar de não poder ir ao teu aniversário este ano S, quero receber o(s) convite(s)!